Se você é amante de pizzas, ainda mais de pizza caseira, com toda certeza você vai adorar essa receita!
Com uma massa leve, fininha e muito saborosa, você vai se deliciar e se divertir muito fazendo suas próprias pizzas!!!
E mais, você pode variar muito nos recheios. Tem para todos os gostos: doces e salgadas como de presunto, mussarela, bacon, frango, calabresa… Mas antes de irmos a receita de fato, vamos conhecer um pouco mais sobre a pizza?
Por que do nome “Pizza”?
Você já parou pra pensar por que a pizza chama pizza? Poderia ser qualquer outro nome, mas não! Pizza é pizza e temos um por que!
A palavra pizza é originária da palavra latim “picea”, que por sua vez significa algo torrado pelo fogo. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, a nossa redondinha mais amada do mundo não foi inventada na Itália.
Curiosidades sobre a pizza
Apesar de muito famosa ao redor de todo mundo, a criação da pizza, podemos dizer, é uma incógnita. Isso porque muitos lugares se dão ao direito de afirmar que são os criadores dessa delícia. Há quem diga que a pizza é de origem grega e há quem diga que a a pizza é de origem egípcia.
Contudo, o que se sabe é que essa mistura de água e farinha deu origem a diversos tipos de pães. Esses, por sua vez, com o passar do tempo foram aprimorados e ganhando outras formas.
Entretanto, apesar de toda essa dúvida, segundo pesquisadores foi em Nápoles, na Itália, que foi preparada a primeira pizza que se tem conhecimento. E ela foi preparada pela “Antica Pizzeria Port’Alba”, a primeira pizzaria que se tem conhecimento no mundo em 1738 e que, diga-se de passagem, está em funcionamento até hoje!
Esses tipos de “pães” que citamos acima, chegaram até Nápoles e foram aperfeiçoados! E a partir daí se foi adicionando tomates e outros tipos de recheios até que se chegou, enfim, no formato da pizza.
Outra curiosidade interessante é que, o serviço de pizza delivery, essa que pedimos e recebemos em casa, começou nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.
Com os soldados famintos e nem todos podemos ir até as pizzarias, uma loja de Nova Iorque teve a ideia de levar as pizza até as pessoas, surgindo assim esse serviço que é tão acionado atualmente.
Agora que conhecemos um pouco sobre o prato, sem mais delongas, vamos a receita!

Para a massa da pizza caseira, você vai precisar de:
- 02 copos de farinha de trigo (usei de medida aquele copo americano)
- Uma (01) colher de sopa de manteiga ou margarina
- Um (01) copo de leite
- 01 colher cheia de fermento
Em uma bacia média, misture todos os ingredientes muito bem. Para que facilite o preparo, você pode colocar tudo na batedeira planetária e bater até que tudo se incorpore homogeneamente.
Mas caso você não disponha desse utensílio, você pode bater a mão com uma colher de pau mesmo. A massa fica molenga mesmo. Acredite, vai dar certo!
Essa receita de massa rende em média 03 pizzas em assadeiras de tamanho médio, contudo, dependendo do tamanho da assadeira que você utilizar, pode ser que dê mais ou ate menos.
Leia também: Receita de pão de cebola fofinho recheado
Feita a massa, vamos partir para o molho. Você vai precisar de:
- 01 tomate bem madurinho
- 100 gramas de mussarela
- Orégano, sal e pimenta do reino a gosto
- 03 colheres de sopa de óleo
Bata o tomate com o óleo no liquidificador. Em seguida acrescente os demais ingredientes e torne a bater por cerca de 1 minuto ou até se misturar muito bem. Reserve.
Agora pegue uma assadeira de alumínio e unte com margarina. Em seguida, coloque aproximadamente 2 colheres da massa bem no centro da assadeira.
Despeje uma colher cheia do molho por cima da massa e com a parte de trás da colher, vai abrindo a massa na extensão de toda a forma para que a massa fique bem espalhada. Caso precise, utilize mais molho. A massa deverá ter uma espessura de 1 cm, ou seja, bem fininha mesmo.
Depois de estender toda a massa na assadeira, é hora de rechear nossa pizza.

Para todos os recheios, você vai precisar de mussarela ralada (aproximadamente 1/2 kg).
Despeje um pouco de mussarela sobre toda massa aberta com o molho. Em seguida, por cima coloque o recheio que preferir. Use a criatividade, pode-se misturar de tudo que fica sempre uma delícia.
Finalize com mais mussarela por toda a pizza (pode caprichar), tomate e azeitonas e repique orégano por cima e, logo após, coloque pra assar em forno médio por cerca de 30 a 40 minutos.
Observe que as bordas da nossa pizza caseira precisam estar bem moreninhas, ou seja, esse que é o ponto ideal para a pizza não sair crua. Aí é só se deliciar!

Outras opções
Com essa mesma massa dá para você variar para recheios doces também! Você pode fazer pizza de banana, de doce de leite bem como pizza de chocolate também, dá super certo!
Há quem goste também de pizza de peixe, de carne de boi em tirinhas, de camarão, enfim, há uma infinidade de opções. É só você usar a criatividade e ser feliz na comilança.
Você sabia?
Você sabia que a nossa querida pizza tem uma data para chamar de sua? Isso mesmo! O dia da pizza é comemorado no dia 10 de julho, aqui no Brasil.
Contudo, esse dia é tão importante que em alguns lugares que as pizzarias fazem diversos tipos de promoções para aquecer o mercado e atrair os amantes de pizza.
Segundo informações da Associação de Pizzarias do Brasil, nosso país conta com mais de 100 mil pizzarias ativas e esse número só cresce cada vez mais. Entretanto, só em São Paulo, há mais de 26 mil pizzarias.
Um número e tanto, não? Só por aí dá pra se ter uma ideia de como a pizza é amada em todo território nacional.
Mas você não precisa esperar chegar o dia da pizza para fazer sua, ne? Se você gostou desse post e ama uma pizza, faça logo a sua. E compartilhe a receita com seus amigos! Temos certeza que todos vão adorar!