Quanto tempo um submarino pode ficar submerso?
Curiosidades

Quanto tempo um submarino pode ficar submerso?

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre o termo submarino em algum momento de sua vida, não é mesmo? Recentemente o assunto veio fortemente à tona devido ao anúncio de um submersível perdido no Oceano Atlântico com 5 pessoas a bordo.

Mas você sabe quanto tempo um submarino pode ficar debaixo d’água? Sabe a diferença entre submarino e submersível? É o que vamos descobrir nesse artigo, então venha com a gente e prossiga na leitura.

O que é e como funciona um submarino?

Um submarino é uma embarcação, de porte grande, feita especialmente para navegar nas profundezas aquáticas marinhas de forma oculta. Sua composição e fabricação é feita basicamente por lastro, geradores elétricos, periscópio, motor, baterias, escotilha, gerador de oxigênio, hélice, lemes, sonar e vela.

Geralmente seu uso é mais feito pelos militares, com o intuito de proteger os países em casos de ataques, dentre outras coisas. Entretanto, eles podem também ser usados por outras organizações para fazer estudos e explorar o fundo do mar.

Além disso, eles funcionam baseado na física. Sim, aquela matéria que você estudou lá no Ensino Médio. Estuda-se a pressão suportada pela estrutura que ele será construído bem como o Princípio de Arquimedes.

Segundo explicações, o Princípio de Arquimedes é o que vai fazê-los submergir e emergir, ou seja, fazê-los descer até as profundezas e também voltar à superfície.

Diferenças entre Submarinos x Submersíveis

Embora a técnica usada e a construção sejam relativamente parecidas, submarino e submersível possuem diferenças consideráveis entre si, a começar pelo tamanho. Um submersível é bastante pequeno em relação ao seu semelhante, tendo sua tripulação muito reduzida em comparação a ele.

Outra diferença importante é que, apesar da diferença de tamanho, os submarinos possuem propulsão nuclear, o que os fazem navegar mais rápidos, cerca de 65 km/h. Já os submersíveis conseguem chegar a cerca de 9 km por hora durante a navegação.

Ao contrário de um modelo tradicional, um submersível precisa de uma espécie de “nave mãe” para colocá-lo e lança-lo em alto mar.

Além disso, enquanto um submarino chega a atingir 300 km de profundidade, um submersível é capaz de chegar a cerca de 4 km de profundidade. Assim, a autonomia de ambos também se diverge. É o que vamos tratar no tópico abaixo.

Leia também: Conheça as cores de olhos mais raras do mundo

Afinal, quanto tempo um submarino pode ficar embaixo d’água?

Pelo seu tamanho, consegue-se ter uma noção de que um submarino consiga ficar muito tempo embaixo da água. Mas, em tese, quanto tempo ele tem de autonomia?

Como uma embarcação desse tipo pode ter até 150 metros de comprimento, ele é projetado para ter diversos e diversos tanques de oxigênio e energia que são suficientes para fazê-lo funcionar durante meses.

Ou seja, sua autonomia é enorme, ao contrário de um submersível que, dependendo do modelo utilizado, consegue ter energia e oxigênio suficientes para em torno de 96 horas apenas, conforme relatado pela empresa OceanGate.

Algumas tragédias com submarino

Embora bastante incomum, há diversos relatos de tragédias e acidentes envolvendo submarinos na história.

Um deles aconteceu no ano de 2000, com um modelo chamado Kursk. Kursk era de propriedade russa e foi destruído após a explosão de um torpedo. Nesse submarino haviam 118 pessoas e todos morreram.

Outra tragédia foi com a embarcação chinesa Xinhua, que apresentou uma falha mecânica durante um treinamento e causou a morte de 70 de seus tripulantes.

Em 1979, um incêndio provocado por um curto-circuito, tirou a vida de 142 pessoas que estavam numa embarcação soviética chamada Komsomolets.

Outro acidente trágico que também envolveu submarinos foi o de 2008, com a embarcação russa de nome Nerpa. Estavam a bordo 200 pessoas onde 42 morreram após inalar um gás freon, liberado por engano pelo sistema de incêndio.

Esse foi mais um artigo com curiosidades para você! Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus familiares e amigos. Um abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta