Receitas

Pé de moleque de leite condensado e chocolate

Quem aí algum dia logo após terminar de almoçar ou de jantar e já não quis um docinho de sobremesa? Pois é, esse doce de pé de moleque com leite condensado é uma das receitas mais maravilhosas que já fiz e hoje vou ensinar para vocês como se faz.

É uma receita muito fácil e extremamente deliciosa. Assim, você pode fazer para aliviar sua vontade de um docinho após uma refeição ou até mesmo para festas. E também é uma ótima fonte de rendas. Isso mesmo, você pode vender e então fazer uma graninha extra!

Preparamos esse artigo com a receita dessa delícia que você e toda sua família, amigos e convidados vão amar. Mas antes, que tal saber um pouco mais sobre essa iguaria? Vem com a gente que vamos te mostrar.

Você sabe qual a origem do pé de moleque?

O pé de moleque é mais uma daquelas receitas das antigas. Com toda sua base feita de rapadura e amendoim, essa receita sempre fez sucesso por onde passou. Entretanto, fora os alérgicos, é difícil achar alguém que não goste dessa iguaria.

Esse doce teve origem lá nos tempos coloniais brasileiro, em meados do século dezesseis. Com o forte desenvolvimento da cana de açúcar, o doce começou a ser feito utilizando o amendoim torrado e a rapadura, essa que justamente é feita da cana de açúcar.

As quituteiras tinham o costume de fazer o doce naquela época e deixá-lo sobre alguma bancada, ou local próprio, descansando. Contudo, as crianças da época, com toda sua travessura normal da idade, viam os doces “dando sopa” por ali, passavam correndo e pegavam mais que depressa o doce.

Então as quituteiras, a fim de avisar as crianças travessas que não era preciso “roubar” os doces e sim apenas pedir, diziam: “pede, moleque! Pede!” De tanto a cena se repetir, o doce recebeu então, a partir daí, o nome que temos até hoje: pé de moleque.

Mas há também outras ligações com o nome desse doce. Embora as quituteiras gritassem sempre a famosa frase “pede moleque”, as comparações com os pés da criançada, cascudos e escuros, por andarem na maioria das vezes descalços, foram inevitáveis.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a origem do pé de moleque, sem mais delongas, vem com a gente nesse post que vamos te ensinar uma receita muito especial!

Para essa delícia de pé de moleque, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

500 gramas de amendoim torrado e despelado

01 lata de leite condensado

02 xícaras rasas de açúcar

01 colher de manteiga ou margarina

04 colheres de achocolatado em pó

Margarina para untar

Leia também: Receita simples e fácil de Brownie

Modo de preparo do pé de moleque

1ª fase

Primeiramente comece colocando o amendoim cru para torrar no forno pré-aquecido. O tempo pode variar de acordo com o forno da sua casa. Geralmente se torra com 20 minutos, mas fique atento para não queimar.

Coloque por 10 minutos, mexa para torrar o outro lado e então coloque por mais 10 minutos. Logo após ter torrado, espere esfriar e despele todo o amendoim. Já sem a casca, reserve.

Dica importante:

Antes de partir para a próxima fase, unte vários recipientes, ou tabuleiros, bem como uma bancada de mármore da sua cozinha com bastante margarina (qualquer opção que dê para colocar rapidamente o pé de moleque).

Isso servirá para você despejar o pé de moleque já pronto, o que vamos fazer a seguir. Você pode usar papel manteiga também, se assim preferir.

2ª fase

Em uma panela, coloque o açúcar, o leite condensado, o achocolatado em pó e a margarina e leve ao fogo baixo sempre mexendo até o açúcar derreter por completo.

Quando a mistura já tiver quase desgrudando da panela, acrescente o amendoim e permaneça mexendo, mexendo sem parar. Você vai perceber que a medida que for engrossando, a mistura ficará cada vez mais pesada para se mexer.

O ponto ideal é quando estiver bem pesado para mexer e desgrudando bem do fundo da panela. Mas cuidado: se deixar no fogo por tempo demais, a mistura se petrificará e a receita poderá virar um “beijinho doce”.

3ª fase

Com a receita pronta, você pode fazer de duas formas. Ou despeje a mistura toda em um recipiente untado e após esfriar você cortar os quadradinhos. Ou fazer da forma que sempre faço: ir despejando as colheradas nos tabuleiros ou bancada já untados previamente até finalizar todo o preparo da panela, fazendo assim o formato de pé de moleque.

Lembre-se ser rápido e ágil nesse processo, pois a receita pode esfriar e endurecer na própria panela.

Deixe esfriar por aproximadamente 30 minutos e você já pode retirar os pés de moleque da bancada ou tabuleiro e guardar em potes ou vasilhas com tampas.

Rendimento:

Uma receita dessa rende cerca de 20 a 25 pés de moleques, dependendo do tamanho que você fizer.

É uma delícia, só façam! Não vai se arrepender!

Outras curiosidades sobre o pé de moleque

Embora já tenhamos explicado acima a origem do nome desse famoso doce tipicamente brasileiro, você sabia que ela já foi chamado de “quebra queixo” e também de “quebra dentes”? Isso mesmo. Esses nomes se deram porque realmente o doce nessa época era realmente duro pra comer.

Com o passar do tempo, o doce foi sendo aprimorado, ganhou novas formas e novas versões. Mas uma coisa é certa: nunca perdeu sua gostosura!

Uma outra curiosidade é que o pé de moleque é um dos doces mais consumidos no período de festa junina. Mas há quem coma essa delícia durante o ano todo e ao menos uma vez na semana. Isso que é amar demais esse doce!

E você? Também é um amante do queridinho doce pé de moleque? Conta pra gente o que achou dessa versão da receita.

E se você gostou dela, compartilhe com seus familiares e amigos e comente aqui abaixo o que todos acharam. Um abraço e até a próxima receita!

Deixe uma resposta