Você já ouviu falar em quiropraxia? Não? Pois fique com a gente nesse post que vamos explicar um pouco mais sobre o assunto e mostrar quais os benefícios da quiropraxia para a saúde como um todo.
O que é quiropraxia?
A quiropraxia se enquadra num ramo da saúde que se especializa no alinhamento correto das estruturas do corpo. Os benefícios da quiropraxia são bem amplos.
Sua ação consiste numa gama de técnicas manuais que resultam no tratamento, na prevenção bem como no diagnóstico de problemas relacionados às articulações, músculos e demais estruturas do corpo humano.
Com certeza algum dia você já sentiu uma dor na coluna, dor no pescoço ou em alguma outra parte do corpo. Seja ela por má postura, seja por alguma atividade física feita incorretamente ou seja por passar longas horas sentado na frente do computador trabalhando.
Essas dores acabam trazendo diversos prejuízos para quem sente, deixando, então, muitas vezes a pessoa sem ânimo, fadigada ou prostrada. Contudo, a quiropraxia surge para aliviar e tratar essas dores e dar uma “nova vida” para quem sofre com problemas articulares e musculares.
Como surgiu a quiropraxia
O nome quiropraxia vem das palavras gregas “quiro” e “praxis” que na tradução livre significam “praticar com as mãos”.
Tem-se conhecimento que a técnica da quiropraxia surgiu há bastante tempo, com relatos dos primeiros atendimentos acontecendo bem antes de Cristo. Contudo, documentos mostram que gregos e chineses já utilizavam da técnica muito, mas muito antigamente, comprovando assim os benefícios da quiropraxia na vida das pessoas desde então.
Mas na história mais recente, sabe-se que a prática surgiu por volta de 1895, nos Estados Unidos, pelas mãos de um médico canadense chamado Daniel David Palmer.
A partir daí a técnica seguiu estudada, aprimorada e muito utilizada até os dias de hoje, condicionando assim na melhoria do bem estar de todos que a utilizam.
Os benefícios da quiropraxia
Os benefícios da quiropraxia tendem a ser diversos. Portanto, quem faz uso dessa técnica afirma que o alívio ocorre quase que imediatamente.
Além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos pacientes, a quiropraxia contribui na redução de dores de diversos tipos como subluxações, tensões musculares, fibromialgia e até mesmo nas lesões ou acidentes que por ventura possam ocorrer.
Leia também: Conheça os benefícios da zumba
Pode ser também uma excelente alternativa pra quem busca reduzir a ingestão de muitas medicações no tratamento dessas dores. Pois tratada como uma prática invasiva, a quiropraxia proporciona mais alívio no tratamento das dores e consequentemente na melhora do paciente.
Hérnias de disco, desvios posturais, problemas menstruais e respiratórios bem como problemas locomotores e dores no pescoço, problemas na coluna e na cabeça exemplificam situações e problemas que podem ser tratados com a técnica da quiropraxia.
A quiropraxia também age como forma educacional, fazendo assim com que os pacientes consigam receber uma educação corporal baseada na postura diária.
Outro benefício importante da quiropraxia é que ela melhora o desempenho esportivo de atletas, pois previne lesões e atua diretamente em eventuais dores causadas pela prática do esporte.
Como pudemos ver, os benefícios da quiropraxia são bem amplos, melhorando assim questões como ergonomia e as tão indesejadas dores corporais.
Como é uma sessão de quiropraxia?
Primeiramente o paciente é avaliado pelo profissional que fará um diagnóstico inicial de acordo com os relatos do paciente.
Feito o diagnóstico, o profissional fará uma avaliação das técnicas a serem usadas de acordo com cada situação. Cada tipo de situação remete a técnicas específicas estudadas e aprendidas pelos profissionais.
Essas técnicas, também chamadas de ajustes, ocorrem com a manipulação das mãos do profissional pelo corpo do paciente, realizando assim movimentos e manobras diferentes. Em alguns casos pode ser possível a utilização, também, de alguns equipamentos para o auxílio no tratamento.
O número de sessões de quiropraxia a ser realizada varia muito de acordo com cada paciente e cada caso. Mas é sempre bom seguir sempre a risca o pedido de cada profissional para que o tratamento possa ocorrer de forma correta.
Para quem a quiropraxia é indicada?
Praticamente todas as pessoas de todas as idades podem fazer uso e aproveitar os benefícios da quiropraxia. Gestantes, crianças, idosos bem como jovens e atletas se encontram aptos a realizar o procedimento.
Há alguns casos em que a quiropraxia não é indicada, como pessoas portadores de tumores malignos, infecções ósseas, osteoporose severa, dentre outras condições.
É extremamente importante relatar ao profissional todo seu histórico de saúde e responder corretamente todas as perguntas na avaliação inicial para que tudo ocorra em prol da sua saúde e bem estar.
Outro fator importante, caso você seja portador de alguma enfermidade e tiver dúvidas, é sempre perguntar ao seu médico assistente se a quiropraxia é indicada para você.
A importância de escolher um bom profissional
O profissional que atua com a quiropraxia é chamado de quiroprata (ou também quiropata ou quiropraxista).
Uma forma de se escolher um bom quiroprata é buscar o máximo de informações possíveis sobre o profissional.
Veja se ele possui um bom consultório, se há boas recomendações tanto de pessoas que você conheça quanto de pessoas que avaliaram seu atendimento.
É importante também verificar se a clínica que ele atua é bem avaliada na internet e se o próprio profissional também é.
Se recomenda muito visitar o site da Associação Brasileira de Quiropraxia e verificar se aquele profissional está associado à entidade.
Seguindo essas dicas você vai poder ir sem medo a uma clinica e aproveitar de todos os benefícios da quiropraxia para seu corpo.