Investir em criptomoedas, que também são conhecidas como moedas virtuais, está se tornando cada vez mais frequente e comum.
Existem diversos aspectos positivos e negativos quando se diz respeito ao investimento nas moedas virtuais, sejam elas de quais tipos forem.
Por isso, é muito importante que você realmente conheça o mercado antes de realizar qualquer tipo de operação financeira.
Como investir em criptomoedas?
Existem diversas formas de se investir em criptomoedas, desde a comercialização mais simples em plataformas especializadas até a troca por dinheiro em outros tipos de investimentos.
Para que você possa entender um pouco melhor sobre como investir em criptomoedas, elaboramos este artigo para você se basear e até mesmo iniciar seus estudos sobre o assunto. Vem com a gente!
O que são criptomoedas?
Se você chegou até aqui, e não entende muito sobre este assunto, certamente está se perguntando: o que são as criptomoedas? Primeiramente vamos tentar entender o que são elas.
Explicando de forma resumida, criptomoedas são as chamadas moedas virtuais, as moedas que não podemos pegar fisicamente, diferentemente do nosso dinheiro do dia a dia.
O conceito de moeda virtual é diferente de dinheiro virtual. Por exemplo: transações via pix são consideradas dinheiro virtual.
Já as moedas virtuais possuem seu próprio valor e tem possibilidade de se adequarem ao dinheiro do local onde estão sendo comercializadas.
Quais são os tipos de criptomoedas existentes?
Atualmente existem diversas criptomoedas. Podemos citar as principais, que são aquelas com o maior índice de comercialização ou que têm o maior valor de mercado.
As moedas de nomes Bitcoin, Ethereum, Solana, Cardano, Binance Coin, bem como a Dogecoin, USD Coin, Tether e a XRP são alguns exemplos das moedas virtuais existentes.
Leia também: O uso dos porquês. Saiba a forma correta de escrever.
Onde podemos adquirir criptomoedas?
Podemos adquirir criptomoedas em plataformas específicas, voltadas para a comercialização de determinadas moedas virtuais.
É possível também, contudo, consegui-las por meio de sites de comercialização de criptomoedas, plataformas de negociação de compra e venda, dentre outras formas.
Alguns bancos também já disponibilizam a opção de adquirir criptomoedas. Outros oferecem descontos significativos em relação ao valor cobrado por outras plataformas especializadas neste tipo de comercialização.
É importante salientar que essas comercializações devem ser feitas em locais seguros, que te passem toda confiança necessária para que você invista seu dinheiro.
Qual é o valor das criptomoedas?
Cada criptomoeda possui o seu próprio valor. Algumas, como Bitcoin, são mais caras de serem negociadas, por exemplo, por serem mais comuns e fortes no cenário operacional.
Outras moedas virtuais que são menos conhecidas e ditas mais “fracas”, são também mais baratas de serem adquiridas.
Diferentemente do dinheiro virtual, que pouco se valoriza, e que se mantém sem perdas, o valor das moedas virtuais varia de acordo com o mercado.
Ou seja, investir em criptomoedas pode trazer tanto lucro quanto prejuízo e é bom estar sempre ciente disso ao se tomar a decisão de investimento.
É possível transformar criptomoedas em dinheiro?
Na realidade, as criptomoedas já são dinheiro somente pelo fato de que já são moedas virtuais. Ou seja, possuem valor específico e para adquiri-las se faz necessário um investimento financeiro.
Assim, as criptomoedas já são dinheiro, só que de forma virtual. E podem se valorizar ou desvalorizar em um curto espaço de tempo ou em um longo prazo. Por isso são consideradas como uma fonte de renda volátil, ou seja, variável.

Como realizar investimentos em criptomoedas e quais as formas de se investir?
Existem algumas formas de se realizar investimentos em criptomoedas e aqui listaremos algumas delas:
1- Negociações em plataformas
A principal forma de se investir em criptomoedas é realizando operações de negociações em plataformas especializadas. E isso independe de qual seja o tipo de moeda comercializada.
Primeiro escolha qual tipo de criptomoeda deseja negociar, realize a escolha de valores e invista de acordo com as opções disponibilizadas pela plataforma.
Leia também: As vantagens de colocar o CPF na nota
2- Aquisição de criptomoedas
Nesta forma, você adquire criptomoedas de forma comum e transforma em um investimento a longo prazo. Ou seja, quanto mais a moeda se valorizar maior será o seu lucro, independente do período que optar em ter a moeda consigo.
Mas não esqueça de estar sempre atento e acompanhando o mercado. Tanto para saber exatamente quais são os momentos ideais para compras e vendas quanto para acompanhar a porcentagem da valorização ou desvalorização da moeda.
3- Compra e venda
Aqui colocamos todas as possibilidades de aquisição de criptomoedas, por meio de compra e venda, principalmente através dos sites oficiais de comercialização de cada tipo de moeda.
Inclusive, não custa lembrar, é muito importante que você realize suas operações e investimentos em locais que sejam realmente seguros e confiáveis.
Isso se faz necessário para que você não tenha nenhum tipo de problema, principalmente tendo em vista que você poderá realizar investimentos de grandes quantias em dinheiro.
Algumas outras curiosidades:
Você sabia que em alguns países existem uma máquina onde você consegue sacar dinheiro diretamente de saldo em criptomoedas, principalmente em Bitcoins?
Pois é verdade! E isso ocorre pelo simples fato de os outros países estarem bem mais avançados neste aspecto do que o nosso país Brasil.
Contudo por aqui, em algumas ocasiões, as criptomoedas como o Bitcoin por exemplo, já são aceitas como forma de pagamento em diversas situações.
Gostou do nosso conteúdo? Você pode acessá-lo sempre que desejar.
E não esqueça de compartilhá-lo com algum amigo. Vai que ele também tenha interesse nesse investimento, não é mesmo?
E é bom que ele também saiba, assim como você, se vale realmente a pena investir em criptomoedas e também em como ganhar dinheiro com esses tipos de investimentos.