Curiosidades

Curiosidades sobre o Halloween

Dia 31 de outubro acontece umas das mais tradicionais festas da América do Norte: o Halloween. Aliás, essa data ficou famosa graças as grandes produções do cinema americano. Mas você já parou pra pensar de onde veio a tradição de se fantasiar e sair batendo de porta em porta em troca de doces?

Preparamos esse artigo para te mostrar algumas curiosidades sobre essa famosa data. Se você ainda não conhece o Halloween, acompanhe e descubra aqui com a gente. Se você já conhece, fique com a gente também e aprimore seus conhecimentos. Vamos lá!

A origem do Halloween

Existem várias teorias sobre a origem do Halloween. Entretanto, a mais conhecida vem de uma antiga tradição Celta chamada “Samhain” que acontecia na Irlanda. Segundo pesquisadores, essa tradição Celta era em homenagem ao “Rei dos mortos”.

A festa que acontecia dia 31 de outubro, durava três dias e marcava o fim da colheita e início do inverno para o povo Celta. Em suma, eles acreditavam que a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos era aberta nesse dia e aproveitavam para fazer oferendas ao Deus da Morte.

Mais tarde o ritual ficou proibido pela igreja católica que validou a data como o Dia das Bruxas.

Halloween: Dia das Bruxas
Halloween: Dia das Bruxas

A versão cristã da comemoração

Também foi instituído uma versão cristã da comemoração: o dia de finados. Para amenizar o clima amaldiçoado, a igreja também criou o dia de todos os santos, comemorado no dia 1º de Novembro. Aliás, é daí que vem o nome da festa como conhecemos hoje: uma contração dos termos “All Hallow’s Eve” que significa véspera do Dia de Todos os Santos.

Para evitar que esses espíritos mortos ficassem para sempre no mundo dos vivos a solução encontrada foi usar máscaras e fantasias para assustá-los. As tradicionais abóboras com rostos marcados que caracterizam a festa hoje também têm origem na tradição irlandesa. Mas no Reino Unido os legumes usados eram nabos, em referência a uma lenda do folclore local, que contaremos abaixo.

Abóboras no Halloween
Abóboras no Halloween

A lenda “Jack da lanterna”

A história gira em torno de Jack, um alcoólatra que enganou o diabo diversas vezes durante seus dias de bebedeira. Logo depois de morto, aconteceu a proibição de Jack entrar de entrar tanto no céu quanto no inferno. Assim, então, Jack se viu condenado a passar o resto da eternidade vagando pelas noites escuras.

Para iluminar o caminho, Jack improvisou uma lanterna colocando brasas de carvão dentro de um nabo. Em alusão a essa lenda os irlandeses passaram esculpir rostos assustadores em nabos e batatas durante o Halloween para espantar o espírito de Jack.

Anos mais tardes, quando a tradição chegou nos Estados Unidos, eles passaram a usar a abóbora que é um legume mais abundante por lá.

Leia também: As invenções bizarras mais inacreditáveis

Mas e os doces, de onde surgiu?

Saindo dos legumes, vamos direto aos doces! Afinal, não tem como falar de Halloween sem usar a expressão “Gostosuras ou travessuras?”.

As crianças celtas iam de casa em casa com suas fantasias atrás de suprimentos em nome da deusa “Muck Olla”, No entanto, elas diziam que aquele que se recusasse a ajudar sofreria com as travessuras dela.

Essa é uma tradição que se mantém firme até hoje e é muito representado em filmes e séries americanos. Aliás a maioria dos costumes relacionados a festa se espalhou pelo mundo com a grande migração irlandesa que aconteceu na segunda metade do século 19.

Hoje, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido são grandes referências no quesito celebração do Halloween.

Gostosura ou travessura?
Gostosura ou travessura?

Outras curiosidades

O dia das bruxas, como conhecemos hoje, ficou mais famoso no período entre os anos de 1500 e os anos de 1800. Nessa época, as fogueiras e as velas acesas eram famosas, pois tinham a função de indicar o caminho para os mortos.

As pessoas também tinham o costume de prever o futuro. Prever a data da morte de alguém bem como com quem uma pessoa iria se casar era muito tradicional na época.

A comida sempre foi algo fundamental da festa, principalmente por parte das crianças, que iam de casa em casa cantarolando e fazendo orações em homenagem às almas dos mortos. Como dissemos, comer era muito importante nas festividades, pois representava abundancia.

Com o passar dos anos, o Halloween foi ganhando diversos adeptos no mundo todo e chegou a ser tradicionalíssimo na América. Inclusive, foi por aqui que a abóbora virou símbolo perfeito da festa.

Mas nem tudo relacionado a data é assustador de verdade. Os gatos pretos, por exemplo, são super fofos e eles já foram associados a má sorte, mas hoje a gente sabe que isso não tem nada a ver.

Atualmente, a festa do Halloween tem diferentes propósitos. Contudo, além de celebrar os mortos e marcar o final da colheita, ela também marca o início do outono e o término do verão no hemisfério norte. E claro, ela é uma excelente pedida para os adultos se fantasiarem, voltarem a ser criança e se divertir sem medo de ser feliz.

E para finalizar, uma última curiosidade. Você sabia que o Halloween é o segundo maior feriado comercial dos Estados Unidos ficando apenas atrás do natal? Pois é, somente em 2017 os americanos gastaram mais de 9 Bilhões de Dólares com as comemorações.

Muito interessante saber um pouco mais sobre essa famosa festa, o Halloween, não? Você imaginava que toda sua origem fosse assim? Conta pra gente aqui nos comentários!

E se você gostou desse artigo, não esqueça de compartilhá-lo com seus amigos. Fique com a gente que por aqui que traremos muito mais curiosidades. Um abraço!

Fonte

Deixe uma resposta