Dicas

Conheça aqui os benefícios do vinho

Os benefícios do vinho vêm sendo estudados por pesquisadores de todo o mundo há bastante tempo. Posteriormente eles concluíram que quando consumido da maneira correta, a bebida pode trazer inúmeras vantagens para o nosso organismo.

É importante comentar que o vinho gera coisas positivas em nosso corpo quando consumido diariamente e em pequenas quantidades. Mas o seu consumo excessivo pode favorecer o desenvolvimento de doenças diversas.

Muitos testes e pesquisas vêm sendo realizados, e com base nesse post você poderá conhecer os principais benefícios do vinho para o nosso organismo. Então continue acompanhando nosso conteúdo.

O vinho tem efeito protetor sobre o coração

Dentre os benefícios do vinho para a saúde, o primeiro que vamos comentar é o seu efeito protetor sobre o coração. Este fato consta detalhadamente estudado e publicado na revista Molecules em 2019.

Tal pesquisa sugere que o vinho tinto está relacionado a um menor risco de desenvolvimento de Doença Arterial Coronária (DAC). Essa ação protetora se deve à presença de resveratrol no líquido, sendo uma molécula antioxidante.

É muito importante destacar que embora o vinho tenha este efeito positivo, ele não garantias fixas. Ou seja, não garante que as pessoas que o consomem regularmente não desenvolvam doenças cardíacas, mas a probabilidade será reduzida.

O vinho ajuda a prevenir o diabetes

Apenas no Brasil, 16,8 milhões de pessoas sofrem com o diabetes, que é uma doença caracterizada pela elevação da glicose sanguínea. Alguns estudos apontam que o consumo moderado do vinho ajuda na prevenção desta patologia.

Isso também se deve a presença de substância específicas no vinho tinto, como os polifenóis. Estes, por sua vez, possuem uma ação muito benéfica em relação ao açúcar no sangue, aumentando a insulina bem como reduzindo a glicose.

Este é mais um dos benefícios do vinho para a saúde que foram analisados por pesquisadores, onde a pesquisa principal foi realizada em Ben Gurion University of the Negev, comprovando que o álcool do vinho tinto também auxilia na redução da glicose.

O consumo diário de vinho reduz o risco de demência

Em setembro de 2022, a revista Addiction fez a publicação de um estudo americano sobre a redução do risco de demência. Há indicação que se consumir até 40 gramas de álcool todos os dias pode-se diminuir os riscos de demência em até 40%.

De acordo com os resultados mostrados, os grupos com indivíduos que consumiam bebidas alcoólicas do nível moderado a pesado bem como a nível leve a moderado foram os que menos mostraram doenças como o Alzheimer ao longo do estudo.

Os benefícios do vinho para a saúde chegam a ser surpreendentes, mas há certas controvérsias no mundo da medicina. Alguns profissionais afirmam que o álcool tem efeitos neurotóxicos nocivos, que acabam sendo fatores de risco para o desenvolvimento de demência.

Leia também: Curiosidades sobre o café que vão te surpreender

O vinho previne a depressão

A depressão é um problema que está se tornando cada vez mais comum dentro da nossa sociedade, e de acordo com um estudo feito pela BMC Medicine, há indícios de que quem ingere vinho moderadamente têm menos chances de desenvolver depressão.

Isso é justificado principalmente pelas substâncias presentes no vinho, que acabam promovendo o aumento na produção de neurotransmissores como a dopamina, a serotonina e a endorfina, que são responsáveis pelas sensações de relaxamento e prazer.

Este é um dos benefícios do vinho para a saúde mais marcantes, mas também não existem garantias de que as pessoas que consomem o líquido moderadamente não vão desenvolver um quadro de depressão ao longo de suas vidas.

Mais um dos benefícios do vinho: Melhora a digestão

Uma taça de vinho é um excelente acompanhamento para quase todos os tipos de prato. E um dos benefícios do vinho para a saúde está relacionado ao seu auxílio sobre a digestão dos alimentos.

O vinho tinto tem o poder de estimular a liberação de ácido gástrico, substância esta que é fundamental para a digestão. Além disso, ele quebra os alimentos no interior do estômago, favorecendo assim este processo fisiológico.

Outro papel do vinho neste sentido, é o relaxamento das paredes do estômago com base na liberação de óxido nítrico. Isso inclusive favorece uma melhor absorção dos nutrientes presentes nos alimentos diversos.

Auxilia no combate à obesidade

Segundo um estudo realizado em 2022 pelo Atlas Mundial da Obesidade, é esperado que o Brasil tenha 29,7% de sua população com obesidade em até 2030. Entretanto, espera-se que o cenário mundial nessa ocasião tenda a ser ainda mais impactante.

Mais um dos benefícios do vinho para a saúde é que ele pode ajudar a combater a obesidade. Esse é mais um dado demonstrado em um estudo feito pela Washington State University, nos Estado Unidos.

O vinho tinto possui resveratrol, que pode ajudar a transformar gordura branca em gordura bege. Esta por sua vez pode-se eliminar pelo corpo mais facilmente, favorecendo então a perda de peso do indivíduo.

Contudo, vale ressaltar que para ter resultados positivos em relação ao emagrecimento, se tem também a necessidade de adotar cuidados em relação à alimentação. Começar a fazer exercícios físicos regulares conforme indicação médica também é uma ótima opção.

Deixe uma resposta