Embora a Copa do Mundo 2022 já tenha chegado ao fim, o país que sediou o evento ainda levanta muitas dúvidas principalmente em relação a sua cultura. Diante disso, há inúmeras curiosidades sobre o Catar.
Primeiramente, o Catar é uma região pouco conhecida por turistas do exterior. Como o país recebeu grande destaque atualmente, muitas pessoas buscam saber mais sobre o local que abrigou um dos eventos mais importantes do mundo.
A seguir você poderá conhecer as 9 principais curiosidades relacionadas ao Catar, país árabe do Sudoeste Asiárico que possui costumes e tradições muito diferentes da cultura brasileira.
Curiosidades sobre o Catar
O Catar é um país muito pequeno
Embora o pais ser considerado uma das nações mais ricas de todo o mundo, devido principalmente à exploração do petróleo, o Catar é muito pequeno territorialmente falando. Seu território corresponde à metade do Sergipe brasileiro.
Tem aproximadamente 11,6 mil quilômetros quadrados, fazendo fronteira direta com a Arábia Saudita. Neste local atualmente vivem pouco mais de 2,9 milhões de pessoas, onde a maioria são estrangeiros.
O calor é muito intenso
Uma das maiores curiosidades sobre o Catar está relacionada ao seu clima. A região está em local de planície árida que é basicamente composta por pouca vegetação nativa e muita areia.
Neste sentido, o Catar possui clima desértico com temperaturas elevadas, podendo haver uma variação entre 14ºC a 50ºC ao longo do ano. Por este motivo, a Copa do Mundo precisou se realizar em novembro, época onde o clima é mais ameno.
Há predominância de diferentes idiomas
O idioma oficial da região do Catar é árabe, assim como no caso de seus países vizinhos, porém, a maior parte da população também fala inglês fluente. Isso ocorre devido a mais de 70% dos moradores serem estrangeiros.
Além disso, o Reino Unido colonizou o Catar até meados dos anos 70, de modo que o inglês é oficialmente considerado a segunda língua do país. Outros sete idiomas e dialetos asiáticos também são muito falados no Catar.
País regido pela religião
Outras grandes curiosidades sobre o Catar estão relacionadas a religião, sendo que na região o islamismo é predominante, o que acaba tendo certa influência sobre a rigidez das regras estabelecidas no país.
Além do islamismo, há outras religiões também praticadas por lá como o budismo, hinduísmo e bem como o cristianismo. Estas geralmente são voltadas principalmente para os imigrantes.
Leia também: Por quê os indianos são mais suscetíveis a doenças genéticas raras?
É o quarto país mais rico do mundo
De acordo com a lista divulgada pela revista Global Finance em 2023, o Catar é considerado o quarto país mais rico do mundo. A economia se baseia principalmente na exploração de gás natural e petróleo.
Dentre as curiosidades sobre o Catar em relação a Copa, uma nova cidade inteira foi construída especialmente para abrigar o campeonato. De acordo com informações da Front Sports, o evento teve o custo de US$220 bilhões.
Há leis que proíbem o consumo de álcool
De antemão, na grande maior parte do Catar, o consumo de bebida alcoólica é ilegal. Desse modo, a Fifa precisou anunciar a proibição do consumo e venda nos arredores dos estádios onde aconteceriam as partidas.
Trata-se de uma das regras mais antigas do país, onde o objetivo principal é inibir o consumo de álcool em locais públicos. Contudo, durante a Copa do Mundo, apenas clubes licenciados e hotéis internacionais puderam oferecer esse tipo de produto aos consumidores.
O futebol não é um esporte tradicional
Dentre as curiosidades sobre o Catar, também podemos destacar que, apesar de o país sediar um dos maiores eventos de futebol do mundo todo, este esporte não é algo tradicional na região.
Na competição, a Seleção do Catar foi a primeira a ser eliminada, mostrando que o país também não direciona incentivos para o futebol local. Porém, o esporte mais popular do país é o críquete, um jogo que não é muito conhecido no Brasil.
É um dos países mais seguros do mundo todo
As taxas de criminalidade do Catar são muito baixas, onde crimes violentos acabam sendo muito raros. Neste sentido, muitas pessoas que buscam um local realmente seguro para se viver optam por morar no país.
Até mesmo pequenos furtos não são comuns e faz com que a população local tenha uma grande sensação de segurança. Essa é uma das curiosidades sobre o Catar que se deve a rigidez das punições, que podem chegar a pena de morte.
O Catar tem o aeroporto mais luxuoso do mundo
Para finalizar a nossa lista de grandes curiosidades sobre o Catar, destacamos que este país conta com o aeroporto Internacional de Hamad. Em outras palavras, esse aeroporto é considerado o mais luxuoso do mundo.
Os turistas que realizam conexões por lá acabam tendo o privilégio de realizar passeios gratuitos pela cidade, bem como contar com alimentação e acomodação gratuitos. Mas claro, a depender da duração da parada.