Esse bolo de laranja é mais uma daquelas receitinhas que a família toda vai adorar para aquela hora do café da manhã ou da tarde.
Uma receita deliciosa e um pouco diferente do convencional. Então, hoje vamos aprender a fazer uma receita de bolo de laranja com casca e tudo.
Isso mesmo, vai a casca de toda laranja e o mais incrível: não fica amargo. E para não ficar amargo vamos dar aquela dica especial que você verá logo a seguir.
Mas antes, que tal conhecer um pouco dos benefícios dessa fruta maravilhosa?
A laranja e seus benefícios
Uma das frutas mais consumidas no Brasil, a laranja se destaca por uma série de fatores.
Além de contribuir para o bom funcionamento da digestão, o consumo diário da laranja dá aquele up no sistema imunológico, reduz muito o risco de se ter doenças cardiovasculares, previne contra o envelhecimento precoce bem como é grande fonte de vitaminas.
Como vamos mostrar nessa receita, a laranja pode ser consumida quase que em sua totalidade. Consumir a laranja com o bagaço ajuda a melhorar a flora intestinal, reduz a glicose no sangue bem como controla o colesterol.
Com a casca dessa fruta se pode fazer compotas e chás e seu consumo é super indicado, pois é uma fonte inesgotável de vitaminas.
Com tantos benefícios, não se pode deixar de consumir essa deliciosa fruta, não é?
Então, sem perder tempo, vamos já para o que interessa nesse artigo: a receita de bolo de laranja com casca e tudo! Confira abaixo:
Ingredientes do bolo de laranja:
Para fazer essa delícia de receita você vai precisar de:
- 01 laranja bem amarelinha inteira
- 02 xícaras de açúcar
- 01 xícara de óleo
- 03 ovos
- 01 xícara de óleo
- 03 xícaras de farinha de trigo
- 01 colher de fermento em pó
- 01 pitadinha de sal
Modo de preparo:
Para preparar esse delicioso bolo de laranja, vamos começar então cortando o ingrediente principal em cruz. Você terá quatro pedaços da laranja. Lembrando que a laranja utilizada nessa receita é a mais comum, a laranja pera. Mas se pode utilizar qualquer um dos tipos da fruta.
Observe que quando cortamos a laranja assim, aquela parte branca do meio da laranja ficará a mostra. Logo após, é necessário e muito importante retirar toda essa parte branca e todas as sementes que ela possuir.
Essa é uma dica super importante, pois é assim que você fará com que seu bolo de laranja não fique amargo.
Ao contrário do que todos pensam, não é a casca da laranja que o deixará amargo e sim as sementes e esse “fiapo” branco que você encontrará ao partir a laranja em cruz.
Logo depois de retirar todas as sementes e a parte branca do meio da laranja, reserve-a.
Em um liquidificador coloque o óleo, o açúcar e os ovos. Eu gosto de dar uma batida nos ovos primeiro antes de acrescentar os demais ingredientes, entretanto você pode fazer como preferir.
Em seguida, adicione a laranja. Pique-a em pedaços pequenos, com casca e tudo, facilitando assim a batida no liquidificador.
Bata tudo por aproximadamente uns três minutinhos. Após, despeje essa mistura do bolo de laranja em uma bacia e vá acrescentando a farinha de trigo, uma xícara por vez e mexendo sempre.
Junte a pitada de sal e mexa mais um pouco. Logo em seguida, coloque o fermento em pó e mexa muito bem até tudo se incorporar.
Unte uma forma de bolo média, aquelas de furo no meio, com margarina assim como com farinha de trigo e vire a massa do bolo de laranja. Você pode usar uma forma redonda bem como a forma quadrada também, fica a seu critério.
Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até você fazer o teste do palitinho e ele sair limpinho. Então pronto, é só se deliciar com essa maravilha.
Essa receita de bolo de laranja fica uma delícia e é uma boa pedida para aquele cafezinho no final da tarde! Faça e aproveite!!!
Leia também: Curiosidades sobre o café que vão te surpreender

Os tipos de laranja
Você sabia, que assim como outras frutas e alimentos, a laranja também possui alguns tipos?
A mais comum e mais consumida é a laranja pera, porém temos também a laranja baia, a laranja lima e a laranja da terra. A diferença entre elas é que o tipo pera é a mais utilizada para fazer sucos e se consumir no dia a dia. Já a laranja baia é uma das versões mais práticas da fruta, pois não possui sementes.
A laranja lima tende a ser menos ácida, possuindo um sabor docinho e suave. Já a laranja da terra tende a ser mais ácida e é utilizada em sua maioria para sucos, fazer geleias e também compotas.
O que mais se pode fazer com laranja?
Há diversas receitas em que a laranja se torna um ingrediente super agradável de se consumir.
Muito consumida em sucos, a laranja também é utilizada em saladas de fruta, em chás, em compotas, geleias bem como em sobremesas como bolos, pudins e pavês.
Ah, a laranja também é muito utilizada como temperos de aves bem como acompanhamento daquela deliciosa feijoada.
Essa deliciosa fruta também está presente em bebidas como licor, runs, refrigerantes e águas saborizadas.
Como se pode ver, há uma infinidades de receitas que utilizam a queridinha dos brasileiros. É só usar a criatividade e escolher o que mais lhe agrada na hora de saborear essa deliciosa fruta.
Se você gostou dessa receita, compartilhe com seus familiares e amigos e comente aqui abaixo o que achou. Um abraço e até a próxima receita!