Curiosidades

Curiosidades sobre o café que vão te surpreender

Existem muitas curiosidades sobre o café que muitas pessoas desconhecem, mesmo que esta seja uma das bebidas mais populares do Brasil. A história do café possui muitos fatos interessantes, o que torna esta iguaria ainda mais preciosa.

Apenas em 2020, o consumo mundial de café ultrapassou as 160 milhões de sacas, representando um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior. Hoje muitas pessoas não começam o seu dia sem tomar o famoso cafezinho.

Como esta é uma bebida considerada paixão nacional pela população brasileira, é interessante conhecer a sua história e curiosidades, sendo que neste post você poderá saber os fatos mais marcantes sobre o café.

A origem do café no Brasil

Grandes curiosidades sobre o café cercam a sua história, onde o possível início da produção dos grãos ocorreu em 1721, na região Norte do Brasil. Com o passar do tempo, o nosso país acabou se tornando o maior produtor do mundo.

Não existem registros precisos sobre a origem do café, mas sabe-se que a planta é nativa das altas regiões da Etiópia. A primeira muda trazida para o Brasil se deu através de Francisco de Melo Palhete, um Bandeirante a serviço da Coroa Portuguesa.

Ao mesmo tempo que o consumo de café crescia na Europa, a história do grão se desenvolvia em nosso país. Dessa forma, produção cresceu muito com a ajuda de João Alberto de Castelo Brando, que iniciou as plantações na região Sudeste.

7 curiosidades sobre o café que vão te surpreender

“Café” não é o nome original da bebida

Até chegarmos ao tradicional nome “café” que usamos na língua portuguesa, o grão acabou passando por vários telefones sem fio no decorrer de sua história. No entanto, relatos dizem que na Arábia, onde possivelmente se deu sua descoberta, o grão era chamado de qahwah.

Quando a bebida alcançou a Turquia, a população começou a chamá-la de koffiee e posteriormente passou a se chamar Koffie na Holanda. Os italianos então adaptaram para caffe, e no século 16, em Portugal, surgiu a palavra café.

Existe o Dia Nacional do Café

Uma das curiosidades sobre o café mais marcantes no Brasil é que existe até mesmo um dia voltado para homenagear esta bebida, que é a segunda mais consumida do país, perdendo apenas para a água.

Muito amado por aqui em nosso país, a Associação Brasileira de Indústria do Café (Abic) determinou, em 2005, um dia específico para lembrar da bebida. A data da celebração é 24 de maio, simbolizando o início da colheita do grão na maior parte das regiões do Brasil.

Os cafés mais fortes tem pouca cafeína

A grande maioria das pessoas que tomam um café com gosto amargo e intenso concluem imediatamente que ele tem mais cafeína. Mas na verdade, a torra mais suave é a que concentra um maior teor de cafeína no líquido.

Dentre as curiosidades sobre o café, esta se deve a forma da produção do café, sendo que grãos verdes expostos a temperaturas elevadas na torra por mais tempo, possuem uma menor concentração de cafeína.

O Brasil foi para as Olimpíadas graças ao café

Em 1932, o mundo estava passando por uma crise intensa e retração. E para que o Brasil conseguisse encaminhar a delegação brasileira para os jogos de Los Angeles, os atletas embarcaram em um navio com 55 mil sacas de café.

Estas sacas tiveram de ser vendidas pelos próprios atletas em todos os pontos que atracavam com a finalidade de cobrir as despesas da viagem. Assim, portanto, garantiu-se a participação do país nas Olimpíadas de 1932.

As curiosidades sobre o café!
As curiosidades sobre o café!

A produção de café é muito parecida com a do vinho

Tanto a produção do café bem como a produção do vinho envolvem vários processos que resultam em diferentes produtos finais. E são exatamente estes processos interessantes e complexos que conferem uma similaridade entre ambos.

Esta é uma das curiosidades sobre o café que está relacionada às formas de cultivo, época de colheita e clima da região que possuem grande influência no sabor, textura e aroma da bebida, o que também é válido para o vinho.

Leia também: Conheça os benefícios do vinho para a saúde

A forma de preparo do café varia ao redor do mundo

No Brasil, na maioria dos casos, se ingere o café popularmente bem quente e puro logo pela manhã. Porém, a forma de preparo e consumo do líquido varia muito conforme as culturas ao redor do mundo.

Por exemplo, no Japão se serve a bebida apenas gelada, enquanto na França se mistura com Chicória. Já no Oriente Médio, sempre o servem com especiarias e cardamomo, enquanto na África se mistura com manteiga e sal.

O Brasil é o maior exportador de café do mundo

Esta é a última da nossa lista de curiosidades sobre o café. O Brasil recebe destaque internacional por ser o maior produtor bem como o maior exportador de grãos do mundo. Isso se resulta na aquisição de milhões de dólares anualmente.

Deixe uma resposta