Quando se fala em produções mexicanas de sucesso, certamente uma das primeiras que vem à mente das pessoas é a de Chaves.
Chaves, e também Chapolin, foram séries consideradas de muito sucesso que lançaram Roberto Gómez Bolaños ao estrelato no mundo.
Para quem não conhece, o seriado “Chaves” conta a história de um menino órfão muito pobre (onde seu nome dá nome ao seriado) que vive numa vila cujo dono é o Senhor Barriga. Por lá ele vive muitas aventuras e travessuras juntamente com seus amigos Chiquinha e Quico.
No Brasil, essa série fez muito sucesso também (e ainda faz) e marcou várias gerações não só por seu conteúdo humorístico, mas também pela capacidade de fazer as pessoas refletir sobre a vida. A série ficou nacionalmente famosa ao ser transmitida pelo SBT.
No entanto, a série sempre trouxe diferenças, semelhanças, camaradagem bem como amizade que podem se desenvolver e construir dentro de um ambiente em que se compartilhado quase tudo, como a convivência das pessoas dentro de um bairro.
Teorias e Curiosidades sobre o seriado Chaves
Ao todo, a série teve 7 temporadas e o primeiro episódio de “Chaves” foi exibido em 1971 e se chamava “A moeda perdida”. Em contrapartida, o último episódio da famosa série foi “A máquina de lavar”, exibido em 1980. Entretanto, ao todo, foram 312 episódios gravados.
Por ter feito muito sucesso com a criançada e com o público adulto, com o passar do tempo várias teorias foram surgindo sobre essa famosa série. Diante disso, despertou muito mais dúvidas e curiosidades sobre o que estaria por trás de cada capítulo.
E um dos capítulos mais comentados é o do ‘episódio 142’, que nunca foi ao ar. Isso mesmo, nunca se exibiu o episódio na televisão.
Uma publicação do jornal “El Heraldo de México” relata que há um salto na contagem da série. A série passa misteriosamente do episódio 141 para o 143. A publicação diz que exatamente nesse episódio ocorreu a morte do protagonista: o próprio Chaves.
Diz-se que a decisão de filmar esse capítulo foi tomada pelo próprio Roberto Gómez Bolaños. Ele que teria chegado ao final das gravações da série exausto pelas constantes pressões desencadeadas por vários problemas. Problemas esses que surgiram ao longo das gravações, apesar de seu imenso sucesso internacional.
Como teria sido a morte de Chaves?
Segundo o jornal mexicano, o “capítulo excluído” mostra um acidente em que Chaves é atropelado por um carro. O acidente acontece enquanto Chaves brincava na rua perto da entrada da Vila, mas não dentro dela.
A entrada da vila era um dos locais onde o personagem costumava brincar com Kiko, Chiquinha, Nhonho, Popis e os outros personagens da produção.
Repercussão interna
O que se sabe é que a gravação desse capítulo trouxe muito desconforto entre os sócios e diretores do programa. O desconforto se deu porque para os sócios e diretores, esse episódio estava encerrando toda a história do menino da Vila e colocaria fim de vez à produção da série de tanto sucesso internacional.
No final das contas, o episódio acabou não indo ao ar e a não transmissão daquele capítulo permitiu com que a série continuasse em expansão, assim atingindo um total de 312 episódios gravados.
Contudo, Chaves ficou marcada por se mostrar uma série animada que continua sendo transmitida em canais de televisão internacionais e conquistando uma legião de fãs fieis.
Leia também: Curiosidades sobre o Halloween
Outras curiosidades sobre “Chaves”
Você sabia que, embora o Chaves fosse visto na maioria das vezes dentro de um barril, o garoto tinha uma casa? Siiiiim! Em um dos episódios, ele fala que mora na casa de número 8, daí o nome original da série no méxico: “El Chavo del Ocho”.
E tudo isso ainda tem mais uma explicação: o número 8 faz referência ao canal em que o se exibia o seriado na TV Mexicana.
Chavo, na gíria mexicana, significa moleque, pivete e é assim que o garoto é chamado por todo seriado. Ao ser dublado no Brasil, a tradução ficou um tanto quanto pejorativa, então Chavo se tornou Chaves e deu super certo. O nome ficou marcado e hoje todos conhecem a referência.
O que aconteceu com o elenco de Chaves?
Muita gente se pergunta: mas o que aconteceu e como está elenco de Chaves atualmente? Vamos descobrir alguns aqui!
Ramón Valdez, o intérprete do Seu Madruga, acabou falecendo após descobrir um câncer, aos 64 anos, em agosto de 1988.
Angelines Fernandes, que fez a famosa Bruxa do 71, era intérprete da Dona Clotilde. Entretanto, ela faleceu em 1994, em decorrência um câncer de pulmão devido ao uso intenso de cigarros.
Rúben Aguirre, o intérprete do Professor Girafales, acabou falecendo em 2016 em decorrência de uma pneumonia.
Édgar Vivar, o intérprete de Nhonho e o Senhor Barriga, continuou sua carreira atuando em alguns filmes e projetos solos após o fim da série. Contudo, ele é vivo até hoje.
Florinda Meza, que interpretou a Dona Florinda, casou-se com Roberto Bolaños. Hoje ela se tornou Youtuber e publica diversos videos em seu canal.
Chiquinha, personagem de Maria Antonieta de las Nieves, continuou fazendo aparições com a própria personagem até meados de 2019, quando a aposentou depois de uma linda turnê pelo México.
Kiko, interpretado por Carlos Villagrán, era mais um dos personagens mais amados do seriado. Contudo, Carlos continua ativo até hoje, fazendo aparições e apresentações em diversos países.
Roberto Goméz Bolaños deu vida a Chaves. Muito amado por onde passou, o ator era uma das personalidades mais famosas do México. Entretanto, acabou por falecer em 2014, devido a diversos problemas de saúde.
Apesar de todas as perdas desse elenco maravilhoso, é inegável que o legado de Chaves ainda permaneça no coração de cada fã que acompanhou e ainda permanece assistindo aos episódios.
Eu particularmente adoro Chaves e amo assistir aos episódios até hoje. E você, também gosta? Espero que tenha gostado desse artigo.
Não esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e navegue em nosso site para conhecer diversas outras curiosidades! Obrigado pela companhia e até o próximo artigo!