O esporte brasileiro é repleto de personalidades. Seja nos esportes coletivos tal qual o futebol, vôlei e basquete ou em esportes individuais como a Fórmula 1, surf e Judô, muitos atletas marcaram seu nome e o nome do Brasil mundo a fora.
Nesse artigo vamos relembrar 8 momentos marcantes do esporte brasileiro que emocionaram muita gente. Vem com a gente!
1- Milésimo gol de Pelé
Vamos começar falando do maior jogador de futebol do mundo: o Rei Pelé. Personalidade forte no mundo do futebol, Pelé sempre foi fora da curva desde criança. Atuou pelo Santos Futebol Clube quando tinha apenas 15 anos e aos 16 anos já atuava pela Seleção Brasileira de Futebol.
Sempre se sobressaindo em todas as partidas que fazia, foi inúmeras vezes campeão, se destacando pelos três títulos mundiais com a Seleção Brasileira e pela artilharia, gols e lances bonitos que sempre fez.
Diante de inúmeros feitos e gols, um dia na vida de Pelé entrou para a história. Numa quarta-feira de novembro de 1969, mais precisamente dia 19, Pelé anotou, no estádio do Maracanã, seu milésimo gol em apenas 13 anos de carreira profissional.
O Santos venceu a equipe do Vasco pelo placar de 2 x 1 e essa partida entrou para os momentos marcantes do esporte brasileiro e também do mundo.
2- Morte de Ayrton Senna
Parar o que tivesse fazendo nas manhãs de domingo para assistir Fórmula 1 era quase sagrado em todas as residências brasileiras na década de 1990. As famílias brasileiras amavam assistir a ele, Ayrton Senna da Silva, um grande piloto que com certeza tem que estar nos momentos marcantes do esporte brasileiro.
Campeão três vezes da mais alta categoria da Fórmula 1, Ayrton acumulou feitos, sendo aclamado e ovacionado por onde passava.
Ídolo de toda uma geração, Ayrton Senna nos deixou vítima de um grave acidente no dia 01 de maio de 1994, fazendo o que mais gostava: Pilotando um carro de Fórmula 1. O Brasil e o mundo inteiro lamentaram a morte desse grande ídolo. Uma enorme comoção tomou conta do povo brasileiro em seu velório e enterro, emocionando a todos que ali acompanhavam.
Nesse ano de 2023 completamos 29 anos sem esse ídolo do esporte brasileiro. Caminhando para 30 anos sem sua ilustre presente, Ayrton Senna ano após ano é sempre lembrado com carinho por grande parte das pessoas e das mídias.
3- Primeiro ouro olímpico feminino brasileiro
O esporte brasileiro sempre foi assunto em todas as competições que disputou. Embora atualmente o Brasil seja bem forte em algumas modalidades esportivas femininas, demorou um tempo bom para que o país conquistasse o tão sonhado ouro olímpico com as mulheres.
Marcada por uma história de muita luta e superação, a vida esportiva das mulheres nunca foi fácil. E para coroar essa história, em 1996, nas Olimpíadas de Barcelona, a medalha de ouro olímpica com Jacqueline e Sandra, no vôlei de praia.
Sem dúvida alguma, nesse ano, a emoção por essa conquista foi enorme e estará marcado para sempre nos momentos marcantes do esporte brasileiro.
Leia também: A mulher no esporte: uma história de luta e superação
4- Tetra campeonato mundial de futebol
Amargando 24 anos de jejum sem ganhar uma Copa do Mundo, o tão esperado título veio no ano de 1994, com Romário, Bebeto e cia.
A edição dessa Copa do mundo aconteceu nos Estados Unidos e a campanha brasileira foi espetacular. O Brasil chegou à final da Copa para jogar contra a Itália. O jogo foi bem equilibrado, o que levou a decisão para os pênaltis.
Mas o nervosismo e a ansiedade por parte dos torcedores brasileiros deram lugar para uma explosão de alegria e emoção quando Roberto Baggio errou a cobrança de pênalti e deu ao Brasil seu quarto título mundial.
A conquista ficou ainda mais emocionante, pois ela veio após a perda do então ídolo Ayrton Senna e os jogadores e toda torcida dedicaram o título em homenagem a ele.

5- Tragédia da Chapecoense
O ano de 2016 indubitavelmente será para sempre lembrado por um episódio triste envolvendo o esporte brasileiro. No dia 28 de novembro desse ano, a equipe brasileira de futebol, a Chapecoense, embarcava rumo a Colômbia para disputar sua primeira final da Copa Sul Americana.
Mas o destino quis que a maioria das pessoas a bordo não chegassem ao seu destino com vida. Na madrugada do dia 29 de novembro de 2016 os noticiários do mundo inteiro estampavam em suas manchetes a tragédia com o avião da LaMia, que resultou em 71 mortes.
Uma grande comoção tomou conta do mundo inteiro, principalmente dos brasileiros. Homenagens e mais homenagens seguiam sendo feitas tanto na cidade de Chapecó quanto em todas as partidas de futebol disputadas mundo a fora.
Talvez, na história recente esportiva, esse seja um dos momentos marcantes do esporte brasileiro mais tristes que já se viu.
6- Marta 6 vezes melhor do mundo
Se o Brasil tem o rei do futebol, nosso eterno Pelé, o país também ganharia a rainha do futebol, nossa querida Marta.
Vinda de uma infância difícil e humilde, Marta foi ganhando seu espaço, em meio a um esporte majoritariamente masculino, de forma brilhante.
Marta é tão fora da curva para os padrões da época que foi eleita nada menos que 6 vezes a melhor jogadora de futebol do mundo pela FIFa. Seus feitos foram em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 de forma consecutiva e também recebeu o prêmio em 2018, emocionando a todos com suas conquistas.
Marta inspirou e inspira até hoje uma legião de meninas em busca de seus sonhos
7- Primeira medalha olímpica de ouro no futebol
O futebol brasileiro é um dos melhores do mundo, isso todos sabemos. Conquistando quase tudo que disputasse, uma competição em si faltava para o Brasil tivesse a grande marca de “Campeão de tudo”: a medalha de ouro olímpica.
Por diversas vezes o Brasil chegou à final da competição, porém sempre batia na trave e ficava com a medalha de prata ou de bronze.
Mas o futuro reservava um momento especial para essa conquista. Com a competição sendo realizada no Brasil, a nossa seleção olímpica chegou a mais uma final, dessa vez para enfrentar a Alemanha.
Liderada por Neymar e num Maracanã lotado, não poderia ser sofrido. A disputa foi para os pênaltis. Muito sofrimento e lembranças assolaram todos que estavam presentes, mas o goleiro Weverton pegou uma cobrança de pênalti dos alemães e ficou nos pés de Neymar a cobrança que daria o tão sonhado ouro olímpico.
E ele não desperdiçou. Marcou o gol e o estádio todo explodiu em alegria. Ali acabávamos de conquistar a medalha que faltava.
Atualmente o Brasil já possui dois ouros olímpicos na modalidade, ganhando as Olímpiadas de 2020 disputada no Japão, mas sem dúvida a primeira conquista ficará para sempre lembrada como um dos momentos marcantes do esporte brasileiro.
Leia também: Futebol Feminino: Curiosidades sobre o esporte
8- Morte de Pelé
Já falamos no início desse artigo do que é considerado o maior atleta de todos os tempos, o Rei Pelé. Com muitos feitos e glórias, Pelé entrou para um seleto grupo de atletas que podem passar anos e anos que jamais serão esquecidos.
Devido a problemas de saúde que o assolaram nos últimos anos de sua vida, Pelé foi ficando bastante debilitado. Lutando contra um câncer de cólon, Edson Arantes do Nascimento partiu desse plano no dia 29 de dezembro de 2022.
Manchetes do mundo inteiro estampavam e lamentavam a morte desse grande personagem esportivo. Muitas e muitas homenagens foram feitas a ele e até hoje sempre vem sendo lembrado nas partidas de futebol do Campeonato Brasileiro de futebol de 2023.
Bônus: Alguns outros momentos marcantes do esporte brasileiro
Destacamos aqui nesse artigo apenas alguns dos inúmeros momentos marcantes do esporte brasileiro. Além desses, podemos relembrar a primeira medalha olímpica do Brasil alcançada com o atleta de tiro esportivo, Guilherme Paraense, em 1920.
Outros grandes momentos vieram com Joaquim Cruz, acabando com um jejum de medalhas de ouro no atletismo em 1984 bem como a conquista de Gustavo Kuerten, o Guga, no tênis em Roland Garros em 2001, ambos entrando para a história do Brasil.
Alguns feitos nada agradáveis também aconteceram, como na Olímpiadas de 2004, o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima foi atacado por um padre irlandês, o atrapalhando em sua prova. E não podemos também deixar de lembrar do fatídico 7×1 sofrido pela seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 2014.
Como pôde-se ver, momentos marcantes do esporte brasileiro não faltam. Sejam eles marcados por emoção e alegria, tristeza ou por decepção, o fato é que o esporte brasileiro sempre se destacou mundo a fora, trazendo assim inúmeras lembranças em nossas memórias.